Oficina de Filosofia “Brincar com coisas sérias”

Concluídas as férias de Verão, ‘bora lá voltar a estudar? ‘Bora lá mas é brincar, desta vez com coisas sérias, que é uma outra forma de se dizer, ‘bora lá voltar a estudar. A filosofar como quem brinca, porque a brincar também se aprende. Os pais podem participar, e na verdade não apenas podem, mas inclusive até devem. Para poderem há uma condição: trazerem a criança que há em si, porque esta filosofia é para crianças. E além disso também devem, porque quando de discussão se trata, e é isso o que aqui se passa, somos poucos para pôr travão a tanta observação.
Pensar faz-se com regras, por mais livre que o pensamento seja. Sem regras nem há liberdade, porque ao poder da razão pode interpor-se perigosamente a razão do poder. Queremos isto para as nossas crianças? Não. Vamos aprender que a não-violência é geradora de não-violência, que a justiça é divisão, que a família é talvez a escolha, que já todos somos alguém, porque ninguém é, caramba!, ninguém.
Que se dane o burro que pensa (e morre), porque é o pensamento que nos libertará da asnice. Chega de tanta tagarelice, ‘bora lá filosofar.

Clique para visualizar em tamanho aumentadoPúblico-alvo: crianças dos 06 aos 12 anos.

Sábados das 15h às 16h – grupo dos 6 aos 8 anos

Sábados das 16h15 às 17h15 – grupo dos 9 aos 12 anos

Atividade gratuita, mas com inscrição obrigatória (sujeito a número mínimo de inscrições)